A indisciplina de quem é a culpa?

25/02/2011 08:31

 

A indisciplina de quem é a culpa?

 

Quero abordar um tema que se tem falado muito na mídia, a falta de disciplina dentro das instituições de ensino, os alunos não respeitando os professores dentro de sala de aula, brigas entre alunos etc.

 Mais onde esta o problema dessa falta de disciplina? Dos professores! dos pais ! da direção!

 Digo que todos nós somos os responsáveis pela falta de limites que estamos liberando para nossos alunos, filhos. Muitos pais para agradar os filhos deixam eles fazerem o que querem, pois não querem ter o trabalho de educar, educar da trabalho!. Esse mesmo responsável quando chega muitas vezes do trabalho esta esgotado e nem se preocupar em olhar ou talvez de ter uma conversa com seu filho. Mostrando-o que se preocupa com seu bem estar, ou até mesmo com o seu futuro, o responsável esta transferindo sua carga de responsabilidade para a escola.

  Algumas direções de colégio (particulales) muitas das vezes se omite de dialogar com o aluno problema, pensando muito das vezes do valor que poderá perde no final do mês ou do ano. “ Se preocupa com a mensalidade do que com a disciplina dentro da instituição”. Pergunto: o que vale mais, uma instituição que preserve os valores familiares, da sociedade, o trabalho em equipe ou apenas o valor em dinheiro?. O papel fundamental da direção é ser imparcial dentro da sua política de valorização da educação, buscando sempre a conciliação entre alunos, responsáveis e professores. Tenho a certeza que a ultima opção tornará mais forte e mais aberta aos valores dentro de uma comunidade.

 Aos professores cabe não só transmitir o seu conhecimento dentro da sua sala de aula, mais ao mesmo tempo tem que se impor dentro dos seus limites. Ele é o capitão dentro de sua sala de aula, impondo regras e disciplina para o bom convívio com seus alunos.

 Lembro-me de um Mestre na universidade que ao entrar em sala de aula colocou suas regras para que nós seus alunos pudesse-mos ter um bom convívio com ele. Olha que além de disciplinador um grande mestre. Se mostrarmos no primeiro dia medo perante nossos alunos o mesmo não terá respeito pôr aquilo que propormos a fazer.

            Quando fui chamado para lecionar Geografia numa comunidade carente do Rio de Janeiro numa instituição particular, um dos meus alunos deixou seu celular ligado ao iniciar minhas regras, o celular desse aluno tocou. Pedi para que ele desligasse e me entregasse, o mesmo ficou irritado com minha atitude perante os outros colegas, mas com toda a sua irritação acabou deixando sobre a minha mesa. Porém falei para ele que eu venderia numa feira próximo a minha casa. O restante da turma começou a rir, pois achavam que eu iria levar o seu aparelho para a direção, mais na realidade após termino da aula eu chamei e entreguei.

Esse aluno não esperava essa atitude minha, procurei através da disciplina e da brincadeira cativa-lo, e hoje e um dos meus melhores alunos e amigos.

         Professores se impondo dentro de sala com regras claras, responsáveis cuidando da educação dos filhos, e direção conciliando a todos, tenho a certeza que não acabará a indisciplina, porém amenizará essa situação dentro e fora da instituição. 

Prof. Jonathan Calado