Desafiando seus Conhecimentos
Desafiando seus Conhecimentos – FUNDAMENTAL 2
01 – Qual a cor da outra estrada de tijolos que aparece ao lado da amarela, em O Mágico de Óz?
A – Azul
B – Vermelha
02 – Qual o maior cestinha brasileiro de todos os tempos?
A – Oscar
B – Hortência
03 – Qual o nome do personagem vivido por Rodrigo Santoro no filme Carandiru?
A – Lady Di
B – Sarita
04 – Que mutante dos X – Men tem o poder de transformar seu corpo em aço orgânico?
A – Wolverine
B – Colossus
05 – O que significa Homo Sapiens, o nome dado a nossa espécie?
A – Homem sábio
B – Homem das cavernas
06 – No filme Monstro S/A, que cidade é alimentada pelo medo engarrafado das crianças?
A – Monstropólis
B - Medopólis
07 – Que jogador foi expulso na final da Copa do mundo de 2006 disputado por França e Itália?
A – Zinédine Zidane
B – Cannavaro
08 – Quem batizou seus filhos com os nomes Paris, Prince, Michael Jr. e Prince Michael II?
A – George Michael
B – Michael Jackson
09 – Que composição, uma das mais famosas do Brasil é de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada?
A – Hino da Independência do Brasil
B – Hino Nacional Brasileiro
10 – Qual é a camada mais Alta?
A – Troposfera
B – Estratosfera
C – Ionosfera
11 – O ciclobol é uma espécie de futebol praticado sobre:
A – Bicicletas
B – Cavalos
12 – Qual a nacionalidade do casal Jin e Sun, da série de TV Lost?
A – Japonesa
B – Coreana
13 – Qual guerra travada entre romanos e cartagineses?
A – Guerras Púnicas
B – Peloponeso
14 – Que equipe derrotou o São Paulo na final da Taça libertadores da América de 2006?
A – Boca Juniores
B - Internacional
15 – Os romanos o chamavam de “Pai da História”. Quem era ele?
A – Heródoto
B – Sócrates
16 – Que feriado é a base para o cálculo de quando deve ser comemorado o carnaval?
A – Natal
B – Páscoa
17 – Que elemento é encontrado nas bananas ajuda a prevenir cãibras?
A – Potássio
B – Ferro
18 – Que cidade estado, cuja a principal característica era ser militar liderava a Liga do Peloponeso na antiguidade?
A – Atenas
B - Esparta
19 – Antes de ser unir aos Estados Unidos, o Texas era parte de qual país?
A – Canadá
B - México
20 – Que fruta redonda agricultores japoneses conseguiram fazer crescer em moldes quadrados para vender por 83 dólares cada uma em 2001?
A – Melancia
B – Melão
21 – Que parte do corpo o então metalúrgico Luis Inácio Lula da Silva perdeu num acidente de trabalho?
A - Dedo Indicador
B – Dedo Mindinho
22 – Qual é o elemento químico mais abundante do planeta Terra?
A – Oxigênio
B – Hidrogênio
23 – Que cidade emitiu cem vezes mais radiação que as bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1996?
A – Chernobyl
B – Goiânia
24 – Que derrota estimulou os brasileiros a trocar a cor das camisas da seleção de futebol para o amarelo?
A – Derrota por 2 x 1 para Iugoslávia na copa de 1930
B – Derrota por 2 x 1 para Uruguai na copa de 1950
25 – Que atleta, conhecido mundialmente, foi a primeira pessoa ter seu rosto estampado em 1,5 milhão de cartões de crédito MasterCard?
A – Maradona
B – Pelé
26 – Qual desses tipos responde por 43% do consumo mundial de carne?
A – Boi
B – Frango
C – Porco
27 – Que infame nome romeno significa “filho do dragão” ?
A – Drácula
B – Gárgula
28 – Que jogador de futebol foi o primeiro a ser eleito o melhor jogador do mundo, pela FiFa, por dois anos seguidos?
A – Romário
B – Zidane
C – Ronaldo
29 – Que insetos os vegetarianos radicais consideram trabalhadores escravos para os fazendeiros Humanos?
A – Formiga
B – Abelhas
30 – Que desenho animado dos anos 80 tinha um protagonista com 18 rodas?
A – Transformes
B – Comandos em Ação
31 – Quantas vértebras a grande maioria dos mamíferos possuem em seus pescoços?
A – 8
B – 7
32 – Que país finalmente organizou uma comissão governamental para garantir o bem estar das vacas, em 1999?
A – Índia
B – Paquistão
33 – Dê qual nação a Holanda tornou-se independente em 1648?
A – Espanha
B – Inglaterra
34 – Excluindo-se a França, que nação possui mais habitantes que tem o francês como primeira língua?
A – Guiana Francesa
B – Argélia
C - Canadá
35 – Que monumento norte – americano usa sandálias tamanho 879?
A – Estatua da Liberdade
B - Abraham Lincoln
36 – Que objeto, a 15 bilhões de polegadas de distância da terra encolhe uma polegada e meia a cada ano?
A – Sol
B – Lua
37 – Que tabela científica inclui duas séries de elementos de transição chamados Lantanídeos e Actinídeos?
A – Tabela Periódica dos Elementos
B – Planilha de Pauling
38- (Matemática) A brincadeira é a seguinte: você terá de acertar qual é o número com as dicas que eu vou dizer: É um número ímpar; está localizado entre 0 e 100 e só é divisível por ele mesmo e por 1. Esse número pode ser:
A - 23.
B - 33.
C - 57.
Comentários: As duas primeiras informações que caracterizam o número da brincadeira são coerentes com as três opções, pois 23, 33 e 57 são, de fato, ímpares e estão localizados entre 0 e 100. Por outro lado, o único número primo dos três, isto é, aquele que só é divisível por ele mesmo e por 1, é o 23. Os números 33 e 57 não são primos, porque podem ser divididos por 3. Portanto, alternativa a.
39- (Questão Fácil) João e Pedro foram comprar bombons em um mercadinho. Pedro comprou 3 bombons a mais do que João e, no total, eles compraram 13 bombons, pode-se afirmar que:
A - João comprou 7 bombons.
B - Pedro comprou 5 bombons.
C - Pedro comprou 8 bombons.
Comentários: Podemos organizar os dados da questão em um sistema de primeiro grau com duas incógnitas: bombons comprados por Pedro (x) e bombons comprados por João (y). Se Pedro comprou 3 bombons a mais do que João e se juntos eles compraram 13, temos:
x = y + 3
x + y = 13
Utilizando o método da substituição:
(y + 3) + y = 13
2.y = 13 – 3
2.y = 10
y = 5
Se João comprou 5 bombons, concluímos que Pedro comprou 8. Portanto, alternativa c.
40 - (Matemática) Se em uma peça de teatro há 36 atores, sendo 14 deles homens, a razão entre o número de mulheres e o número de homens desse elenco é:
A - 11/7
B - 2
C -7/11
Comentários: Se o número de atores da peça é 36 e há 14 homens, conclui-se de imediato que há 22 mulheres nesse elenco. Portanto, a razão entre o número de mulheres e o de homens será 22/14 ou 11/7: alternativa a
41 - (Matemática) Um número mais 12 é igual a 20. Qual é esse número?
A - 9
B - 8
C -10
Comentários: X + 12 = 20
X = 20 – 12
X = 8
42 - (Matemática) Se 15 : x = 5 , então:
A - x = 15
B - x = 4
C - x = 3.
Comentários: Se mudarmos X para o número 3, o calculo será de 15 dividido por três é cinco. Então a resposta correta é (alternativa c). a
43 - (Matemática) Uma fábrica de brinquedos está produzindo 250 bicicletas, 105 triciclos e 180 fusquinhas. Qual o total de rodas que serão produzidas?
A - 1535
B - 1635
Comentários: Bicicletas possuí duas rodas. 250 x 2 = 500
Triciclos possuí três rodas. 105 x 3 = 315
Fuscas possuí quatro rodas. 180 x 4 = 720
Total de rodas--------------à = 1535 rodas
44 - (Matemática) Considerem a seguinte sequência numérica: (1, 4, 9, 16, 25, 36, ...). O próximo termo dessa sequência é: Sabendo Desafio
A - 49.
B - 40.
C - 72
Comentários: Analisando a sequência, percebemos que os elementos estão dispostos com base na sucessão dos quadrados dos primeiros números inteiros positivos: (12, 22, 32, 42, 52, 62... ) Assim, o próximo termo dessa sequência será equivalente ao quadrado do número 7 – que é 49. Portanto, alternativa a.
45 - (Matemática)O elemento neutro da multiplicação é o:
A - 5
B - 1.
C - 20.
Comentários: O 1 é o elemento neutro da multiplicação, pois qualquer número natural multiplicado por 1, independente da ordem, é o próprio número.
46 - (Ciências Humanas) Formação vegetal brasileira densa e adaptada ao ambiente úmido. Já chegou a encobrir a faixa litorânea que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Atualmente cobre apenas 8 % da área original.
A- Mata Atlântica
B – Mata de Araucárias
C – Floresta Amazônica
Comentários: Com uma enorme biodiversidade, a Mata Atlântica é a formação vegetal que inicialmente encobria grande parte da faixa litorânea brasileira. Justamente pela sua localização, foi intensamente afetada pela colonização do Brasil e, desde então, vem sofrendo um contínuo processo de degradação. Atualmente encontra-se praticamente extinta em diversas regiões do país, sendo uma das formações vegetais mais ameaçadas do globo.
47- (Ciências Humanas) Com qual dos fatores mais se relaciona a análise do IDH de um país?
A - Número de homens e mulheres na população
B - Qualidade de vida da população
C - Relações econômicas com países vizinhos
Comentários: O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, relaciona diversos fatores para medir o nível de desenvolvimento de um país, estado ou município: a renda per capita, tomando-se como base o PIB (Produto Interno Bruto), a expectativa de vida e os níveis de escolarização da população. O índice, não contempla todos os aspectos do desenvolvimento de um país, mas serve para direcionar os investimentos em determinados setores para o aumento da prosperidade e do bem-estar da sua população. Portanto, alternativa B: Qualidade de vida.
48 - (Ciências Humanas) Formação vegetal localizada à margem de rios, córregos e mananciais:
A - Mata dos cocais
B - Mata ciliar
C - Mata de araucárias
49 - (Ciências Humanas) Sobre que região se localiza o buraco na camada de ozônio que envolve o planeta?
A - América do Norte.
B - Antártida.
C - Ásia.
50 -(Ciências Humanas) Bloco econômico criado em 1991 por um tratado firmado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai visando à integração econômica entre os países.
A – Nafta
B – União Européia
C - MERCOSUL
51 - (Ciências Humanas) A que setor da economia pertencem as atividades de extração de matérias-primas para a transformação industrial?
A - Terciário
B - Secundário
C - Primário
52 - (Ciências Humanas) Qual é o clima predominante no Sertão do Nordeste?
A – Tropical úmido
B - Semi-Árido
C – Equatorial
53 -(Ciências Humanas) Como é denominada a ciência que estuda os mapas?
A - Cartografia
B – Geomorfologia
C – Topografia
54-(Ciências Humanas) A camada de ozônio, presente na atmosfera terrestre, é essencial ao controle da temperatura e ao bom funcionamento da vida, porque previne a ocorrência de chuvas ácidas.
A - As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B - As duas são afirmativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C - A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
Comentários: A primeira afirmativa apresentada é verdadeira, uma vez que o ozônio funciona como filtro de quase toda a radiação ultravioleta emitida pelo sol. Caso esta camada não existisse, haveria a ação direta desses raios na terra, o que aumentaria extremamente a temperatura e extinguiria, muito provavelmente, a vida no planeta. Por outro lado, a segunda afirmativa é falsa, uma vez que não há relação entre a prevenção de chuvas ácidas e a camada de ozônio. A importância do ozônio se relaciona como foi dito, a deter grande parte da radiação solar. Portanto, alternativa C.
55- (Ciências Humanas) Dos rios que atravessam o sertão nordestino, o São Francisco é o único que nunca seca. Como é chamado este tipo de rio?
A - rio de nascente
B - rio intermitente
C - rio perene
Comentários: Os rios perenes, aqueles que nunca secam, predominam no Brasil em consequência do clima úmido do país. No entanto, na região do Sertão Nordestino, que enfrenta problemas com a escassez da água, a maioria dos rios são temporários ou intermitentes (aqueles que secam durante uma parte do ano), sendo o São Francisco a única exceção.
56- (Ciências Humanas) O aquecimento global, que é o aumento da temperatura média do planeta, é provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral. Qual das alternativas não é uma das causas desse fenômeno.
A - A emissão de gases que retêm calor na superfície terrestre.
B - Intensificação do efeito estufa.
C - Derretimento de geleiras
Comentários: O Aquecimento Global é um ciclo climático caracterizado pelo aumento da
temperatura média da superfície terrestre, devido à intensificação do efeito estufa. Estima-se que as causas desse fenômeno estão ligadas tanto à atividade humana, quanto a fatores naturais. A emissão de gases poluentes que retêm calor na superfície, como o gás carbônico, provoca o aumento da temperatura. O mesmo se dá com o aumento do número de automóveis – que contribui, por consequência, para o aumento da poluição atmosférica. O derretimento das geleiras, entretanto, é apontado como uma possível conseqüência do aquecimento global, e não causa. Portanto, alternativa c
57 - (Ciências Humanas) Revolta separatista ocorrida no final do século XVIII em Minas Gerais influenciada pelos ideais iluministas:
A - Conjuração Baiana
B - Guerra dos Mascates
C - Inconfidência Mineira
58 - (Ciências Humanas) O regime Nazista, que vigorou na Alemanha entre 1933 e
1945, se baseava na unificação de território, povo, língua e do poder dentro da nação. Qual é a
característica deste regime que se sobressai na seguinte declaração:
“Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça
superior” (Adolph Hitler)
Tendo como base esta frase podemos identificar uma ideologia:
A - Anticomunista
B - Totalitarista
C - Racista
Comentários: Uma das principais características do pensamento nazista era a crença na existência de raças humanas e na superioridade de uma delas em relação às outras. Entendia-se que a raça ariana, representada pelos alemães, deveria impor seu domínio sobre as raças inferiores (judeus, eslavos, negros, latinos, etc.). É o que pode ser depreendido da declaração trazida à questão. Portanto, alternativa C: racista.
59 – (Ciências Humanas) Marcado pela consolidação das ideias iluministas, o século
XVIII foi um período de grande efervescência intelectual na Europa, influenciando profundamente o pensamento do mundo ocidental. Como ficou popularmente conhecido este século?
A - A Idade das Trevas
B - O Século das Luzes
Comentários: A expressão “Século das Luzes” representa a enorme revolução provocada pelo
pensamento iluminista no século XVIII, cuja riqueza é expressa na vasta produção intelectual e na
reinvenção promovida por uma nova maneira de pensar mais crítica e filosófica sobre as leis do mundo em contraposição aos resquícios da mentalidade medieval. Portanto, alternativa b: O Século das Luzes.
60 - (Ciências Humanas) O surgimento das ideologias socialistas no século XIX está
diretamente relacionado à Revolução Industrial porque esta trouxe inúmeras mazelas para a classe trabalhadora, e evidenciou a face negativa da sociedade capitalista e dos valores burgueses.
A - Falso.
B - Verdadeiro.
Comentários: A formação das classes sociais burguesia e proletariado, esta última excluída dos
benefícios trazidos pelas inovações tecnológicas da época, foi um fator decorrente da eclosão da
Revolução Industrial. A exposição da classe proletária à marginalidade acabou por influenciar a
criação de doutrinas econômicas e sociais típicas do Socialismo. Portanto, afirmativa verdadeira
61 - (Ciências Humanas) Medida tomada por Napoleão Bonaparte que proibia os países europeus de comercializarem com a Inglaterra no início do século XIX.
A - Tratado de comércio e navegação
B - Bloqueio Continental
62 - (Ciências Humanas) O sistema econômico capitalista atravessou diversas fases ao
longo da história. A primeira delas, entre 1400 e 1760, foi marcada pelo mercantilismo. Um conjunto de teorias e práticas econômicas como o acúmulo de metais preciosos, o colonialismo e o monopólio de mercados. Qual desses fatos históricos diz respeito a este período?
A - Invasão de Constantinopla pelos Turcos Otomanos
B - Chegada dos portugueses à América
Comentários: O texto faz referência ao capitalismo comercial, típico do período de expansão
marítimo-comercial que resultou na conquista da América pelas nações europeias. Portanto,
alternativa B; Chegada dos portugueses à América.
63 - (Ciências Humanas) O fim da Segunda Guerra Mundial influenciou a emancipação das colônias africanas e asiáticas porque resultou no enfraquecimento das nações européias que controlavam estas colônias.
A - Falso.
B - Verdadeiro.
Comentários: O processo de enfraquecimento das potências europeias, desencadeado pelo resultado da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi agravado pela crise de 1929 e se completou com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando o continente europeu foi repartido em esferas de influência dos Estados Unidos e da União Soviética. O período pós- Segunda Guerra Mundial foi assim marcado pelo fim dos grandes impérios coloniais da Europa, sendo que, entre os anos de 1945 e 1960, mais de 40 países africanos e asiáticos conquistaram a independência. Portanto, alternativa B: verdadeiro.
64 - (Ciências Humanas) Foi o sistema de governo predominante na Idade Moderna e caracterizava-se pela concentração do poder nas mãos do rei:
A - Feudalismo
B - Absolutismo Monárquico
Comentários: Caracterizado pela concentração de um poder ilimitado nas mão do rei, o Absolutismo Monárquico foi um regime surgido no final da Idade Média, a partir da decadência do mundo feudal na Europa ocidental com o processo de centralização do poder, e consolidado na Idade Moderna. Neste regime, a figura do monarca chegava ser confundida com a do prórpio Estado, a exemplo do rei da França Luís XIV, que, coma a frase “o Estado sou eu”, tornou-se um símbolo do Absolutismo.
65 – (Ciências Humanas) Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, os princípios da doutrina cristã foram desviados. Houve a necessidade de adaptar o pensamento religioso às novas necessidades econômicas e sociais da época. Desencadeou-se então um movimento de ruptura que abalou profundamente a hegemonia da Igreja Católica conhecido como:
A - Reforma Protestante (ou Protestantismo)
B – Reforma Católica
66 – (Ciências Humanas) Qual foi o lema da Revolução Francesa?
A - Liberdade ainda que tardia.
B - Liberdade, independência e igualdade.
C - Liberdade, igualdade e fraternidade.
67 - (Ciências Humanas) Em que ano foi implantada a moeda então vigente no Brasil?
A - 1998
B - 1994
C - 2002
68- (Língua Portuguesa) Na frase “Hoje o samba saiu procurando você”, da música "Quem te viu, quem te vê" de Chico Buarque, qual é a classe gramatical da palavra “hoje”?
A - Substantivo.
B - Adjetivo
C - Advérbio
Comentários: Um advérbio pode ser definido como a palavra invariável que modifica o verbo exprimindo uma circunstância (que pode ser de modo, tempo, lugar, dúvida, afirmação, etc.). Na questão, a palavra “hoje” expressa uma circunstância de tempo, referindo-se a quando foi praticada a ação descrita pelo verbo. Classifica-se, então, como um advérbio de tempo, assim como são: agora, amanhã, ainda, cedo, tarde, sempre, dentre outros. Portanto, alternativa C.
69 (Língua Portuguesa) Sobre a reformulação da frase “Meu filho só chega antes das nove” para “Filho meu só chega antes das nove” considere as afirmativas: Não há mudança no sentido porque as duas primeiras palavras não sofrem alterações em suas classes gramaticais.
A – A segunda afirmativa justifica a primeira.
B - As duas afirmativas são falsas.
C - A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Comentários: Interpretando-se atentamente os dois enunciados trazidos na questão, pode-se notar que a simples mudança da ordem das palavras “meu” e “filho” causa uma alteração no sentido da mensagem transmitida. Quanto às classes gramaticais, de fato, estas permanecem as mesmas, sendo “meu” um pronome e “filho” um substantivo, o que torna a segunda afirmativa verdadeira. Portanto, alternativa C: A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
70 - (Língua Portuguesa) “De tão triste, ela não consegue nem comer”, o termo “nem” dá a ideia de intensidade porque modifica o sentido do verbo conseguir.
A - Falso.
B - Verdadeiro.
Comentários: Na afirmativa feita na questão, o porquê relacionado à ideia trazida pelo termo “nem” (o fato de modificar ou não o verbo conseguir) é insuficiente para justificá-la. No entanto, ainda assim, é preciso notar que o termo “nem”, desempenhando um papel semelhante ao de um advérbio, traz a ideia de exclusão e não de intensidade. Da mesma forma ocorreria com as expressões “sequer” e “nem mesmo” se postas em seu lugar. Portanto, alternativa A: Falso.
71- (Língua Portuguesa) A Língua Portuguesa tem uma grande variedade de construções e formas de se falar. Tendo em vista a norma-padrão, é adequada a frase:
A - Vende-se casas.
B - Vendem-se casas.
C - Casas se vende.
Comentários: Embora seja bastante comum a construção “vende-se casas” ou “casas se vende”, a oração em conformidade com a norma-padrão é “vendem-se casas” (alternativa b). No caso em questão, temos um exemplo de voz passiva em que o sujeito é “casas”, de modo que o verbo deve ser flexionado para concordar com ele. Podemos perceber, ainda de forma mais clara, que “casas” é sujeito paciente se transpusermos a oração para a voz passiva com auxiliar: “Casas são vendidas”.
72- (Língua Portuguesa) Toda frase é também uma oração porque toda oração se constrói em torno de um verbo.
A - Falso.
B - Verdadeiro
Comentários: Frases são enunciados que possuem um sentido completo, capazes de comunicar uma ideia. Orações, por sua vez, são aqueles que necessariamente se constroem em torno de um verbo, podendo ou não ter sentido. Então, é possível que haja uma frase sem verbos, ou seja, que não poderia ser definida como oração. Portanto, alternativa a: falso.
73 - (Língua Portuguesa) A conjunção "que" tem diferentes valores semânticos: comparação, finalidade, consequência, concessão... Qual o valor semântico na frase “Guardou as chaves tão bem que não consegue mais encontrar”?
A - Consequência.
B – Finalidade.
Comentários: A leitura atenta do enunciado permite notar que a conjunção “que” introduz uma oração que traz um fato decorrente da ação trazida pela oração anterior. Portanto, o valor semântico é consecutivo.
74- (Língua Portuguesa) No texto “João falou: - Eu mesmo pagarei as contas”, a mensagem é apresentada através do Discurso Direto, em que:
A - o próprio narrador transmite a fala das personagens.
B - o próprio personagem apresenta a sua fala.
C - a fala do personagem é imperceptível.
Comentários: o discurso direto pode ser identificado quando as personagens falam com suas próprias palavras; suas falas são fiel e literalmente reproduzidas. Em geral, as falas aparecem entre aspas ou após o emprego de dois pontos, sendo precedidas de um travessão.
75- (Língua Portuguesa) “Quanto mais estuda, mais chances tem de passar”, a expressão “Quanto mais” dá a idéia de:
A - Consequência
B - Proporção
C - Finalidade
Comentários: A partir da leitura atenta da frase, pode-se notar a relação de proporcionalidade entre a ideia expressa na primeira oração (o aumento no estudo) com a expressão “quanto mais” e o fato trazido na segunda oração (o aumento das chances de passar
76- (Língua Portuguesa) Como a frase “Maria deve ter escrito um poema de amor” pode ser reformulada, sem que se altere seu sentido?
A - Um poema de amor deve ter sido escrito por Maria.
B - Um poema de amor fora escrito por Maria.
C - O poema escrito por Maria deve ser de amor
Comentários: A resposta correta da questão traz uma inversão na voz do verbo da frase dada, caso em que o conteúdo da mensagem é preservado. Uma leitura atenta permite notar a incoerência das demais alternativas com o sentido original da frase. Portanto, alternativa A: Um poema de amor deve ter sido escrito por Maria.
77 - (Língua Portuguesa) Na frase: “Terminando o mês, compraremos mais livros”, qual das opções poderia substituir "terminando o mês" sem mudar o sentido da frase?
A - “Se o mês terminar”
B - “No mês seguinte”
C - “Ao terminar o mês”
Comentários: O período dado na questão é composto por uma oração principal “compraremos mais livros” e uma oração subordinada adverbial temporal “terminando o mês”, que acrescenta umaucircunstância temporal à prática da ação verbal descrita na oração principal. Neste caso, a oração subordinada encontra-se reduzida de gerúndio (forma nominal do verbo terminada em “ando”, “endo”, “ondo” ou “indo”), podendo ser convertida na forma reduzida de infinitivo “Ao terminar o mês”. Portanto, alternativa C.